Translate

domingo, 23 de junho de 2013

Glenn Close na luta contra o stigma dos Transtornos Mentais

A atriz Glenn Close há tempos vem movimentando causas contra a stigmatização das Doenças Mentais, e recentemente fundou uma ONG chamada "Bring Change 2 Mind" ("Traga mudanças à mente"). Sua preocupação quanto à área vem desde problemas inseridos na família como as diversas tentativas de suicídio de sua irmã, diagnosticada com transtorno bipolar, e o sobrinho diagnosticado com transtorno esquizoafetivo.

A atriz está inserida em uma família com diversos casos de transtornos psiquiátricos, e a prevalência é alta. Apesar do componente genético, não possui nenhuma dessas doenças.

Seu movimento visa a quebra dos estigmas e preconceitos com relação aos doentes mentais, além de oferecer informações e apoio a famílias que bem como ela possuem casos de doenças mentais severas.

O presidente Barak Obama também mostra- se engajado no que diz respeito à causa pedindo o auxílio de especialistas da área de doenças mentais e de atores de Holywood a fim de criar estratégias de divulgação e conscientização sobre o assunto.

Desde Outubro a Campanha de Glenn ganha força e possui mais de 6.000 pessoas que acompanham a campanha no Facebook.

Suas palavras são: “Como atriz, tenho consciência aguda do poder das palavras e do quanto elas podem ser assustadoras. Espero que pelo fato de proferir palavras como bipolar, esquizofrenia, depressão, elas percam seu poder de meter medo e se tornem simplesmente parte de nossa condição humana, não diferentes de qualquer outra doença.”


Para conhecer mais sobre: (http://www.bringchange2mind.org/)
Outras fontes: