Translate

terça-feira, 2 de abril de 2013

O Autismo



                                                                                                                                             
        O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente;  Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Não existe somente um tipo de autismo. O que prepondera é o grau de comprometimento que é de intensidade variável. A maior gravidade se mostra quando o individuo se mostra incapacidade no relacionamento interpessoal.
Este transtorno se mostra característico de pessoas cuja problemática familiar se mostra ativa, condições psicológicas alteradas entre fatores genéticos e biológicos.
Os sintomas são apresentados em todas as camadas sociais tanto em meninos quanto em meninas, sendo mais recorrente no sexo masculino. São apresentados nos primeiros meses de vida. Estes sintomas são divididos em três grupos:
1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.
O diagnóstico é realizado a partir dos critérios do CID- 10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).
Por ser um distúrbio crônico o tratamento do Autismo deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar e individual, ouse já, para cada caso e para cada individuo deverá um tratamento ser adequado.
A família que possui um membro autista deverá buscar o equilíbrio psicológico e um eterno aprendizado em lidar com esta realidade.
Para cada individuo há um tipo de interação, portanto descobrir as maneiras que o autista lida melhor com aprendizados e maneiras de interação será benéfico para a melhora do quadro e sua adequação. Nesta linha de raciocínio alguns poderão apresentar melhores resultados em instituições que ofereçam em sua estrutura a inclusão de alunos, outros em instituições específicas e mais especializadas no que diz respeito a este distúrbio.
Apesar de apresentarem algumas dificuldades na aprendizagem podem apresentar grande empenho e mostrar características de genialidade em determinadas áreas do conhecimento.