Translate

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Entendo a Psicossomática




       Nos dias atuais tem se percebido cada fez mais o uso do termo Psicossomática ou doença psicossomática tanto por áreas da Psicologia quanto demais áreas da saúde como a Enfermagem e a Medicina.
Gosto de utilizar exemplos claros e uma terminologia mais acessível a todos, pois compreendo que alguns conceitos não são bem explanados e talvez não ocorra o entendimento a quem não pertence ao ramo da Psicologia. O meu foco desde minha formação é acessibilizar a Psicologia a todos, trabalhando não para meu colegas, mas sim para as todas as pessoas que buscam o entendimento da Psicologia ou ajuda através dela e de mim.
Vamos analisar juntos a palavra “psicossomática”. Psico vem de psique = mente, soma provém do grego significando corpo. Se analisarmos por outro entendimento do signo soma ou somática poderemos entender a somatização. E somatização o que remete a você? SOMA! Logo a Psicossomatização é a soma de materiais internos não trabalhados que não encontram uma maneira clara de mostrar a pessoa que algo dentro da mente dela está errado. Então, ao invés de mandar uma mensagem mental, manda pela via física atentando “você não está bem, será preciso ser reavaliada certas coisas”.
Que coisas são essas? Explicitarei após um exemplo.
Márcia encontrava-se em um emprego que lhe causava muito estresse e frustração Estresse porque era muito cobrada, frustração porque não era o emprego de seus sonhos. Não podendo sair deste trabalho começou a sentir fortes cólicas pré período menstrual, tão fortes que ia em um hospital e os médicos prescreviam medicação intravenosa. E mesmo assim com nenhum desses remédios as fortes cólicas não passavam. Foi feito um “inquérito” para descoberta da causa. Foi então dada uma hipótese diagnosticada Endometriose. Variados exames foram feitos e nada constava de malefício. Após alguns meses sem poder trabalhar, já que por vários atestados, decidiu pedir demissão, antes que fosse demitida por tanta ausência via atestados médicos. Após um mês da saída do emprego e pensando em uma recolocação profissional, as fortes cólicas sumiram como num passe de mágica.
Esta é a psicossomatização. O que a nossa mente não consegue trabalhar, o nosso corpo sente e paga!
Quem não vivenciou uma somatização, com certeza já pode ter ouvido algum conhecido falar “sinto um mau tal, vou a um médico, faço exames, mas ‘nada consta’” não é mesmo? Trilhando essa linha de raciocínio é mais fácil de entender as psicossomatizações.
As doenças psicossomáticas são provenientes de um conflito emocional passado para o corpo. São doenças relacionadas à psique e não ao corpo, que dentro de um exame não aparece, somente sentindo em seu corpo os sinais de alguma doença que parece ser física/ orgânica/ biológica.
Muitos casos são vistos comumente tais como Alopécia, Endometriose, gastrite, rinite, entre outros males.
Nem sempre os sintomas são mascarados, e eles realmente se mostram fisicamente, mas sem motivo da causa.
Dependendo do caso, os sintomas podem ser cessados ou diminuídos com uma intervenção medicamentosa, mas logo eles voltam, e novamente os médicos tentam ajudar o paciente de todas as formas.


Uma doença psicossomática não é equivalente da pessoa “reclamar” sem sentido, o indivíduo realmente sofre, e também não significa que a doença não existe. Muito pelo contrário, ela existe sim, mas a causa não é física, mas sim emocional, uma doença do espírito.
De caso para caso alguns sintomas são evidentes no corpo, outros não, mas todos com um grau de sofrimento tal para o sujeito.
Médicos mais atentos a tais acontecimentos encaminham para um especialista como um Psicólogo. O que vemos cada vez mais ocorrer é a prática multidisciplinar, onde Medicina, Psicologia e tantas outras áreas da saúde trabalham em conjunto em favor única e exclusivamente do bem estar da pessoa.
Dica: se você apresenta algum sintoma que não possui caracterização de doença física adentre para os motivos possíveis das enfermidades que você possa vir apresentando. Se coloque na posição de analista: interprete o que tem. Tente buscar no fundo de sua alma o que vem lhe causando conflito, sofrimento, angústia e desprazer. Entenda a si! Lembre-se você sempre foi e sempre será o seu maior e melhor amigo.

Felicidade a todos!

Post dedicado a Simone