Translate

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Os diferentes tipos de amor

Hoje falarei sobre os diversos tipos de amor. Quando aqui me refiro a amor,não necessariamente fecho em relação casal,mas amor de amigo,amor de pai,de mãe,enfim,por aí vai!.

O que mais tenho percebido entre as queixas de conhecidos são provenientes de uma mesma questão: a falta de amor.

Na verdade o que percebo não é que essas pessoas são mal amadas,mas sim que não há uma aceitação por parte delas em perceber que o mesmo amor que o outro está disposto a lhe dar nem sempre é o mesmo amor que imaginamos ou desejamos receber.

Um dos motivos mais comuns nomear-se infeliz é a falta de amor.Mas essa falta nem sempre é a falta,mas sim o não reconhecimentos dos diversos tipos de amor recebidos.

Na minha concepção amor tem muito a ver com aceitação.É reconhecer os defeitos de outra pessoa e mesmo assim amar aquela pessoa,amar TAMBÉM seus defeitos,porque afinal é muito fácil amar as qualidades,concordam?.Não que amar diferente seja defeito,mas são diversos tipos de amor.Nem certo,nem errado.

A não aceitação de como o outro lhe dá o amor implica muitas vezes em não se sentir querido ou amado,o que na maioria,não condiz com a realidade.Nem sempre o amor que os outros estão dispostos a nos dar é o mesmo esperado ou o desejado,mas que não deixa de continuar sendo AMOR.Muitas pessoas “não amadas”(que não se sentem amadas) sentem-se frustradas.

O que vale é identificar os diferentes tipos e intensidades de amor que estamos recebendo e ficar atentos aos diferentes sinais.

Talvez uma das lições mais difíceis da vida seja dar sem esperar receber e amar sem esperar necessariamente ser amado.

Pouco se pode esperar de alguém que só se esforça quando tem a certeza de vir a ser recompensado”. (José Ortega y Gasset)