Translate

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Estudo mostra benefícios da linha Atendimentos Psicológicos On Line

Em Espanha, as ciberconsultas estão a ganhar terreno: os pacientes têm entre 15 e 45 anos e querem resolver conflitos específicos

Estudo revela benefícios de terapias psicológicas on-line
As pessoas podem ficar no anonimato, sem necessidade de percorrer longas distâncias para falar com o seu terapeuta, em média, 50% mais baratas e mental, profissionais de saúde, resultando em um banco de dados inédito no país para descobrir quais as questões que mais afetam a população.

É sábado à tarde e uma mulher conversando animadamente na frente do seu computador com webcam em directo sobre os problemas que você teve com o seu parceiro, que têm um pouco deprimido. Do outro lado do PC seu psicólogo, que vive em outra região aconselhados a não tomar decisões precipitadas e avaliar as razões para brigas conjugais. Esta mulher está no meio de sua terapia psicológica on-line de costume.

Esta imagem, que há 10 anos atrás teria sido catalogado futurista, hoje é uma realidade em nosso país. Tanto é assim que a Escola de Psicologia da UNIACC realizou um estudo sobre as vantagens e desvantagens deste tipo de cuidados terapêuticos internet mediada.

Menos distância
Segundo a psicóloga Ana Paula Silva, autor da pesquisa, um dos benefícios mais óbvios de maior acessibilidade é ciberterapias especialistas. A rede "reduz a distância entre o paciente eo psicólogo, é mais barato, porque não há combustível ou estacionamento custos e economia de tempo de viagem."

Ele também permite que as pessoas com deficiência, que vivem longe dos centros urbanos ou têm alguma dificuldade em sair de suas casas, receber aconselhamento. "Por exemplo, um paciente que tem lugares públicos agorafobia com fobia pode ser tratada em linha e ser o primeiro passo para tratamento facial. Psicoterapias on-line podem ser complementares ao tradicional", diz Edward Corsi, diretor de pesquisa Faculdade de Psicologia UNIACC.

Segundo estudo UNIACC, há os problemas psicológicos a serem tratadas melhor diagnóstico através da rede, por exemplo, trabalhar com fobias e assertividade. "Conflitos de parceiro, sexo, família e questões adolescentes, como ADHD, métodos de estudo e desempenho acadêmico mostrar bons resultados psicoterapia online", diz Edward Corsi.

No entanto, a depressão grave ou distúrbios mais complexos como de personalidade borderline geralmente não recomendado para estas terapias, dada a dificuldade de avaliar on-line, por exemplo, o risco de suicídio.

Atenção anônimo
Por outro lado, o psicólogo psicólogo 2.0, Marc Martinez, explica que a psicoterapia através da Internet permite que as pessoas devem ser tratadas de forma anônima se preferir, o que leva as pessoas relutam em ir a um psicólogo por medo de ser discriminados.

"A comunicação mediada por computador, diz Corsi, permite que as pessoas se comuniquem coisas pessoais mais fácil do que cara a terapia face. Pacientes confessa rapidamente o motivo da consulta e do psicólogo, ao mesmo tempo, você pode controlar melhor a evolução da pessoa com contato regular através de e-mail ".

Analisando o estudo de cenários
Uma limitação que existe na Espanha para estudar a prevalência de problemas psicológicos é a falta de uma coleta de dados eficiente dos pacientes que procuram atendimento. "Mas com as terapias on-line do sistema, diz o psicólogo Edward Corsi, especialistas acompanhar automaticamente seus pacientes na rede, o que gera um grande banco de dados, que pode ser usado para a pesquisa na área."

O especialista acrescenta que este sistema permite um controlo eficaz dos pacientes após a conclusão do tratamento, o que não ocorre com as terapias de face. "Isso pode ser feito, portanto, a prevenção psicológica". Outra vantagem deste tipo de atendimento é o acesso a um maior número de pacientes. O psicólogo Marc Martinez explica que através de internet as pessoas de outras regiões da Espanha e outros países podem acessar sem problemas consultas psicológicas.

Psicoterapia on-line
Por favor, note Terapia on-line (Online), a terapia é realizada remotamente, seja via chat, skype, e-mail, nunca em pessoa. A eficácia é equivalente ao tipo de cara.