Translate

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que é e como lidar com a Depressão



Pensemos primeiramente na palavra “depressão”. Depressão significa aquilo que cai, aquilo que é o signo oposto do que se eleva. Ex.: depressão do Ebro.

Todos nós, seres humanos passamos por altos e baixos em nossas vidas de maneira que nem sempre podemos falar que estamos somente bem.

Como sair de um emprego. Por um momento ficamos deprimidos pelo motivo real, mas logo percebemos novas perspectivas e oportunidades, como uma recolocação profissional.

O que difere a depressão patologia de alguma vivência depressiva é que enquanto doença esta apresenta um rebaixamento de um dos neurotransmissores fundamentais do humor, que é a Serotonina.

Ele é tão importante que o rebaixamento deste produto químico cerebral resulta no aparecimento de alguns sintomas: insônia, inquietação, irritabilidade (principalmente ao amanhecer), perda do apetite sexual, sensação de morte, visão pessimista do futuro, sentimentos de culpa, ansiedade, dificuldade de concentração, ideias de morte ou desejo velado de suicídio, inapetência ou fome exagerada e, consequentemente, perda ou aumento de peso, distúrbios gastrointestinais, medos generalizados, e, o mais importante, a tristeza severa.

Tipicamente percebemos este rebaixamento não necessariamente quando estamos acometidos pela doença Depressão. Tal é como quando ingerimos bebidas alcóolicas onde percebemos alguns sintomas típicos da depressão, só que este estado depressivo neuroqímico se mostra momentaneamente.

Ocorre assim: antes de bebermos, nosso cérebro diariamente apresenta um número “x” de neurotransmissores, portanto estamos emocionalmente lineares. Trabalhamos, estudamos, estamos ativos e com o humor equilibrado. Após a ingestão de bebida alcóolica este número “x” de Serotonina diária é elevado, pois a bebida faz que sintamos euforia e automaticamente uma grande sensação de prazer e bem-estar. Lógico, bem maior do que quando não ocorre a ingestão de tais drogas.

No outro dia, devido à descarga elevada da Serotonina do dia anterior, nos sentimos aparentemente fracos fisicamente, tal se faz em função da alta descarga deste neurotransmissor e a posterior diminuição por ter excedido o seu uso. Percebemos que demora certo tempo para nos equilibrarmos normalmente o que chamamos convencionalmente de ressaca.
Após um tempo e com uma alimentação e repouso adequados o cérebro repõe as serotoninas, então novamente equilibrados cerebralmente e quimicamente repostos ocorre a reposição e a linearidade serotoninérgica.

Imagine agora você com esta sensação de desânimo da ressaca duplamente mais eficaz/ elevada, e por um período maior. Esta é a sensação de quem sofre de depressão.

Engana-se quem pensa que está livre de sofrer deste mal. A depressão provém de uma disfunção cerebral causada seja pela genética, seja por alguma circunstância de nossa vida em que nos sentimos depressivos ou “depreciados”.

Há que se entender e diferenciar o que é uma vivência que causa prejuízo emocional proveniente de uma situação circunstancial e do que é de algo prolongado e caracterizado como patologia.

A depressão é uma doença que prejudica a vida emocional do indivíduo, seu corpo e seu pensamento. Ela desempenha altos prejuízos tanto na vida pessoal quanto na profissional, social e conjugal.

O tempo da depressão não existe, podendo perdurar em anos ou meses dependendo do grau da doença afetada e da busca pela ajuda.

Esta ajuda se faz seja por meio de atendimento psicológico, seja por meio de uma ajuda médica, dependendo do caso. Mas sabe- se que quanto mais cedo o tratamento iniciar, menos tempo o sofrimento perdurará, e melhor será o prognóstico. Além disto, o recomendado é a ajuda Inter profissional, ou seja, a mescla da ajuda tanto medicamentosa quanto psicológica.

Em muitos casos a ajuda de um nutricionista também se torna eficaz.

Quando buscar ajuda?

O aconselhável é que não passando os sintomas no período de três semanas, a pessoa e seus conhecidos deverão buscar ajuda e informação de por intermédio de profissionais preparados.

Os tipos de depressão deverão ser diagnosticados pelos profissionais competentes para tal.

Existem variados tipos tais como a Distmia e a Depressão maior.

A Distimia nada mais é que quando o humor da pessoa manifesta-se oscilante, porém não tão severa, o individuo consegue encarar as obrigações do dia-a-dia comumente.

Já a Depressão maior, podemos assim dizer como sendo oposta à Distimia, pois além de ser caracterizada por todos os sintomas, o sujeito encontra-se debilitado e poderá ser recomendada uma internação, pois por ser mais severa, o sujeito encontra-se em um extremo abandono de si e alguns comportamentos como não cuidar de sua higiene pessoal e ideações suicidas serem frequentes.

Atento para a possibilidade de internação quando não há por perto uma estrutura familiar e profissional adequada, e que nem todo individuo acometido pela Depressão deverá ser internado.

O que fazer?

A ajuda e o guia de um profissional é de suma importância para os passos seguintes.

Se há intervenção medicamentosa ter a habilidade da espera, já que comumente os antidepressivos demoram um tempo para surtir efeito no organismo. Dependendo, na primeira semana de uso não haverá resultado quase que algum.

Segundo: estes medicamentos não podem ser usados com bebidas alcóolicas ou outras drogas que causam efeito na consciência.

Importante salientar que todo tratamento haverá de ter começo, meio e fim. Parar ou ausentar o tratamento perderá todos os esforços passados.

Exercícios físicos são grandes beneficiadores do corpo e da mente. Não necessariamente deverá ser uma academia, poderá ser uma caminhada leve. Toda atividade física não traz somente recursos ao externo, mas cria o aumento de Serotonina no cérebro, o que libera a mensagem em nosso organismo de prazer e satisfação.

No momento dos recursos desenvolvidos na cura de quaisquer patologias mentais, decisões importantes não deverão ser tomadas, tais como separação, mudança de carreira, ou qualquer decisão decidida naquele momento que acarretará benefícios ou malefícios em longo prazo.

Lembre-se toda decisão há com ela consequências que podem ser evitadas quando se está enfermo.

O doente seja físico ou mental está frágil e precisará repensar atitudes e pensamentos sobre si e sobre o outro.

Não julguemos. O paciente que nele há um quadro depressivo não é fraco, já que as impossibilidades da vida ocorrem para todos só que em graus distintos. Saber lidar com as diferenças, em especial das dificuldades que cada um apresenta ao longo da vida é uma grande sabedoria que deverá ser desenvolvida ao longo de nossa vida e fazendo-nos utilizarmos da maturidade emocional.

Percebo não somente no meu meio social, mas também na minha prática clínica é que a maioria das pessoas que são sustentadas por um quadro depressivo é um alguém cujas regras que desempenham em sua vida são prejudiciais a si.

O que tento explicitar em minhas palavras é: a pessoa que sujeitou- se a realizar os desejos de outrem normalmente dizem NÃO a si mesmos.

A pessoa que se acostuma o só dizer sim para o outro, consciente ou inconscientemente tente a querer receber em troca o sim do outro, e quando isto não acontece, a pessoa se frustra e acaba por adoecer.

Lembro que a depressão vem com uma sinalização de “estou cansado da vida e das pessoas”.

Saber lidar com o amor que damos e recebemos é um passo importante e comum a todos que querem ser felizes.

O amor vem de dentro, deve ser oferecido sem esperas de recompensa. O amor dado ao outro não poderá ser sentido por este outro. Só a pessoa que dá pode senti-lo. E isto ocorre é com todos!

Nessa mesma linha de raciocínio podemos concluir que “o que é do outro é do outro e não meu”.

Se eu deposito amor ou ódio por alguém este sentimento restringirá ao meu sentir, não ao sentir do outro.

O permanente são atitudes e concretizações. Os sentimentos por sê- los abstratos, não poderão ser sentidos a quem damos, mas somente nós mesmos sentiremos.

A desesperança acontece no momento em que depositamos “nossas fichas” no outro, o que não está correto, pois a autonomia é necessária a qualquer ser humano. O viver está baseado na liberdade de decidir, e toda decisão, a consequência surgirá.

A consciência de si e o entendimento da vida são baseados no conhecimento do que fazemos e do que fizemos, da onde viemos e do que queremos. Quando tais aspectos encontram-se deturbados é a hora de repensar valores e sentimentos.

Em resumo, a depressão é o que cai. Então para não cair, eleve-se! Mantenha o hábito de sorrir e pensar em coisas positivas e que te fazem melhor, mais feliz, mais pleno. Buscar fontes de alegria e esquecer-se de uma vida cinza.

Compreendo perfeitamente que a pessoa deprimida não consegue no auge da sua “depreciação” pensar em sorrisos, risos, pois no fundo sente- se não merecedora destas situações de alegria.

Um bom começo é relembrar do que em algum momento da tua vida te fazia sorrir. 
Outra maneira de perceber a felicidade de viver é começar a observar os sorrisos à sua volta e as pessoas que nem mesmo você conhece e que passam por você, tentar entender o motivo de quem você vê na rua sorrindo. 
Muitas vezes pensamos que não há momento para alegria e felicidade, mas todos nós temos a certeza da felicidade, daquela que já encontramos e esquecemos por aí, ou daquela que ainda não resgatamos, mas que pertence a nós e está perambulando em algum lugar do planeta.

Retome-a ou conquiste-a. Ela existe, basta você saber como trilhar o caminho do pote do ouro!