Translate

terça-feira, 19 de março de 2013

Mentirosos de plantão: a Mitomania sendo encarada pela Psicologia

          
            Comecemos a distinguir a mentira “mentirinha” e a mentira patológica. Mentirinha são comuns no nosso dia-a-dia por alguma finalidade, por exemplo, “mãe, vou à padaria”, enquanto vai ao cinema com o namorado. Finalidade: você deseja que sua mãe fique sabendo que você vai à padaria e não namorar. Lógico que essa ida à padaria demorará pelo menos 1 hora e alguns muitos minutos!
Já a mentira de uma pessoa acometida pela Mitomania é totalmente diferente, há nas mentiras um requinte de detalhes bem maior que uma pessoa vez ou outra mente.
O Mitômano é o individuo que mente patologicamente, ou seja, constantemente. É a doença do mentir. Suas mentiras exercem finalidades de criar um mundo à parte, o seu próprio mundo. Um exemplo básico é “moro em um castelo na rua ‘x’ e tenho um Pit Bull”. Com o passar do tempo você verifica que a pessoa mora não em um castelo, mas sim em uma casa em um bairro tal e o Pit Pull que a pessoa falava ter não passa de um vira-lata.
E o que a pessoa mentirosa patológica ganha com isso? Pois bem, este sujeito encara sua realidade como sendo tão ruim que começa a criar mentiras para outras pessoas, chegando ao ponto de até mesmo acreditar nelas (nas próprias mentiras!).
A Vida de este ser que mente evidencia lacunas, as quais não conseguem ser completadas. É um vazio tão grande que começa a mentir, e na maioria dos casos, não veem um fim.
O PERFIL PSICOLÓGICO? Sentimentos de inferioridade percorrem sua estrutura, sente-se inseguro em diversas situações e áreas de sua vida, dificuldade de acreditar em si mesmo; sua auto- estima é decadente e analisa as limitações da vida como não existentes.
Quem são as vítimas dos mitômanos? Bem como as vítimas dos psicopatas: sempre aquelas que são ingênuas. Aquelas pessoas que creem no potencial melhor do ser humano e que acha que todos são legais até que provem o contrário.
Como lidar com uma pessoa que mente? O conselho que dou é fazer o mesmo jogo. Não necessariamente investir com mais mentiras, mas fingir que acredita na mentira da pessoa que conta. É perigoso argumentar com tais pessoas e até mesmo inútil, já que na maior parte a vida de quem mente dificilmente terá algum resquício real. Então finja que acredite e tente aos poucos se afastar desta pessoa.
Entra aí o Poder da Vida. Deixe que a Vida se encarregue de mostrar as respostas para esta pessoa. Saia da história antes que se machuque. Infelizmente em muitos casos na nossa vidinha temos que saber a hora de sair de algumas situações. Pense se vale todas as mentiras e dividir mentiras com um mitômano.
Boa sorte a todos e boa semana!